Ficar sem Mesada, Ser Estrangulado ou Beijar a Mão do Poderoso Chefão?


 
A trilogia O Poderoso Chefão (The Goodfather) marcou a história do cinema e nos apresentou algumas estrelas Holliwoodianas que permearam as telonas depois durante muito tempo. Mas o que Deniro, Al Pacino, Andy Garcia e o seu próprio diretor Francis Ford Coppola fizeram depois nem chega perto do sucesso e consagração de O Poderoso Chefão.  Exceto talvez Marlon Brando que fez grandes papéis no cinema entre eles, interpretou Jor-El (pronuncia-se Joel) o pai do Super-Homem em Superman - O Filme (1978). O Poderoso Chefão lhe rendeu o Oscar de melhor ator em 1973 e foi merecido. "Bota merecido nisso meu filho!"






O Poderoso chefão (1972) tem uma trama intrigante e envolvente onde tudo começa com uma troca de favores. Onde o "paizão" Don Corleone vai contruindo aos poucos um império em meio a contrabandos, assassinatos e claro "troca de favores".

 
Vencedor de três Oscars e de muitos outros prêmios, possui cenas memoráveis como a cena em que os capangas de Don Corleone cortam e colocam a cabeça de um cavalo na cama, com lenções de seda, para mandarem um recado de intimidação. "Pobre Cavalo". Outras cenas marcantes são o estrangulamento de Luca Brasi no bar e a morte de Don Corleone brincando com seu neto. Linda cena. Essas cenas são poucas perto da grandiosidade de um filme recheado de cenas fantáticas.

 Beije minha mão e faça seu pedido!

Eu pedi uma lipoaspiração e não um estrangulamento ufffff. 

Em  1974 Copolla nos conta duas histórias paralelas em O poderoso Chefão 2. Vemos Michael, filho mais novo de Don Corleone, já mais amadurecido e estando a frente da família Corleone. Também é contada a história de seu pai, Vito Corleone, e como surgiu o grande Don Corleone.
 O Segundo filme é bom, possui o mesmo entusiamo do primeiro. Ganhou seis Oscars, inclusive Deniro que faturou a estatueta de melhor ator coadjuvante. Porém, o filme nos dá a impresão que é apenas um acerto de pingos nos "is" para esperarmos O Poderoso Chefão 3. "E Como foi esperado."


 Pai e filho: "Estranho parece termos a mesma idade".


Após os seis Oscars que O Poderoso Chefão 2 levou, arrastaram-se bons seis anos para que lançassem o encerramento da trilogia. Deixando todos ansiosos com tanta demora. As pessoas não aguentavam mais aguardar o fim dessa traginovela.

Tô doida! Tô doida!

Enfim chega 1990, e o grande favorito para o Oscar era...? O Poderoso Chefão 3.
Temos um filme repleto de lições sobre a vida em momentos de pura reflexão do que estamos fazendo hoje se é certo ou não. Se pode ter um preço a pagar mais tarde.
Michael Corleone percebe que a vida com sua família é o mais importante. E entre escolher sua família ou qualquer outra coisa, surge o momento dele fazer sua escolha.
Para sermos perdoados primeiro precisamos nos perdoar. E Al Pacino faz isso com maestria e nos mostra uma interpretação fascinantemente emocionante.


 
 
 Isso tudo só porque pedi um aumento da mesada?

 Feito! Ela nunca mais vai pedir aumento da mesada.

Foi indicado a seis Oscars assim como o segundo, só que dessa vez não conseguiu ganhar nenhum. 
Dança Com Lobos levou a estatueta de Melhor Filme. E, claro, Kevin Costner levou como Melhor Diretor, superando Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. O que foi um dos grandes absurdos que a Academy Awards faz quase que frequentemente. Blasfemadores! Robertooo! Apaga!


Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário