GTA: Isso aqui é Brazillllllll!



Atropela aquela velhinha que você vai ganhar mais pontos!
Que velinha? Isso aqui não é Carmagedom! Issso aqui é GTAAA!



Jogar GTA é quase obrigatório pra quem curte Games. Principalmente o gênero sandbox, que significa: "criança sem noção brincando em uma caixa de areia".

 Preciso de uma caixa de areia urgente!

O primeiro GTA (1997) era bem parecido com um game violento 2D lançado também em 1997 chamado Camageddom. Que ficou famoso por ter sido proibido pelo Vaticano, pelo W Bush e até pelo ex-jogador do Vasco, ex-animal e atualmente comentarista esportivo "Edmondo". Apesar que, por ele atropelar pedestres em um game não teria problema algum já que na vida real é bem "diferente".

 
Voltando ao GTA, logo depois da estréia de GTA eis que surge em 1999, GTA 2 que foi um divisor de águas para o gênero e trouxe toda inspiração do primeiro. Só que agora em gráficos ainda em 2d mais com detalhes em 3d. GTA 2 possuia um grande diferencial não somente nos gráficos mais também porque possuia um roteiro e um personagem principal cativante chamado Claude Speed (Que nominho é esse?). 




Então se passaram três anos e a Rockstar lança no mercado para PC, PS2 e Xbox nada mais, nada menos, que GTA Vice City para alegria das Lan Houses e o delírio de quem já possuia um Pc, PS2 ou Xbox. (Não era o caso de muita gente. Sniff!).
O jeito era correr pras Lan Houses ou as locadoras de fundo de quintal que cobravam por minutos com o timer da televisão. "Moço bota meia hora de Gta?"
 Vice City já possuia gráficos totalmente em 3d e animações (cutscene) entre uma missão e outra. Jogaço!


 Como vou explicar isso?

Mas na opinião da maioria, a popularização do GTA se deu após o lançamento de GTA San Andreas (2004). Popularizou-se graças ao desbloqueio do PS2 que cada mês os pirateiros de plantão lançavam uma versão diferente em cima da engine San Andreas.
Com titulos cada vez mais inusitados como:
GTA: Tropa de Elite,
GTA: Cidade de Deus,
GTA: Lord of the Rings,
GTA: Corre! Corre! Mulher Maravilha!,
GTA: Rio VS Sampa,
GTA: Funk Proibidão,
GTA: Alice no País das maravilhas... entre outros títulos.

A Rockstar já consagrada, não deixou a bola cair e com GTA: San Andreas seu personagem é Carl Jonhson um negão invocado que vive altas aventuras em cidades inspiradas em Los Angeles (Los Santos), São Francisco (San Fierro) e las Vegas (Las Venturas). Além dos veículos habituais que você podia "adquirir", San Andreas nos trouxe uma nova opção: a Bike, que não ajudava muita coisa mais era bem legal.


Dá uma impinadinha!


Depois da Rockstar lançar vários mods de Sant Andreas, em 2008 ela nos presenteia com GTA IV. Algo grandioso tal como San Andreas só que potencializado ao extremo. Tudo em GTA IV é claramente identificado como evolução. A Rockstar aumentou ao máximo o número de armas, veículos, rádios, lojas... E incrivelmente o gráfico ficou ainda melhor assim como a jogabilidade e os cenários que são de tirar o fôlego.
Em GTA IV você joga com Niko Bellic assim como Carl Jonhson, também é invocado. Só que com uma aparência muito mais agressiva e um pouco mais de cérebro. O que o tornou o personagem mais popular da série.
Você joga em Liberty City, cidade coincidentemente muito parecida com Nova Iorque. Lembrei dos passeios pela Broadway, curtindo os grandes musicais e das  minhas fugidinhas para o Bronx para dar um alô na rapaziada fechamento entre um tiroteio e outro.


Corre que os omi chegô!


Agora surge a promessa de um novo GTA. Onde a Rockstar já lançou um Teaser e promete fazer o lançamento ainda em 2012 com o título GTA V. Qual será o subtítulo?
GTA V: Isso aqui é Brazilll!




Isso aki é Brazilll!




TRAILER GTA V













Nenhum comentário:

Postar um comentário